JavaScript não suportado

 

UFRPE reconduz Maria José de Sena ao cargo de reitora

Foi reconduzida, na tarde desta sexta-feira (17/06), ao cargo de reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a professora doutora Maria José de Sena. A solenidade de recondução foi realizada no Salão Nobre da UFRPE, no campus Dois Irmãos, e contou com a participação expressiva da comunidade universitária da UFRPE, além de autoridades, convidados e familiares. Na ocasião, o vice-reitor, Marcelo Brito Carneiro Leão, também foi reconduzido ao cargo para o quadriênio 2016-2020.

A solenidade iniciou por volta das 16h, sendo presidida inicialmente pelo vice-reitor da UFRPE. A reitora Maria José de Sena foi recebida pela comunidade presente ao Salão Nobre, acompanhada por uma comissão formada por estudantes, professores e técnicos-administrativos da UFRPE. Após sua recondução formal, a reitora passou à presidência da solenidade. Em sua fala, buscou destacar o caráter coletivo de sua gestão.

“Na realidade a recondução não é só nossa, e sim da comunidade que faz a UFRPE, pois nossos objetivos são os mesmos em prol de uma Instituição cada vez mais forte e comprometida com a educação”, ressaltou Maria José de Sena no início de sua fala. A reitora destacou o diálogo, a participação, o planejamento e o comprometimento com a educação superior como valores que nortearam os trabalhos em sua primeira gestão.

Maria José se mostrou preocupada com a realidade sociopolítica por que passa o país. Mas reiterou que a sociedade precisa estar unida para que não haja retrocessos nas políticas educacionais, sobretudo em relação ao cumprimento de metas do Plano Nacional de Educação (PONE), especialmente as relacionadas ao Ensino Superior.

“Considerando a atual conjuntura política e educacional do Brasil, precisamos reafirmar nossos compromissos com a UFRPE nesta solenidade, no sentido de seguirmos lutando coletivamente dentro e fora do ambiente acadêmico em busca da continuidade de um ensino de qualidade, assim como por uma efetiva valorização dos profissionais da educação”, pontuou.

Em mais de 100 anos de história da UFRPE, Maria José de Sena foi a primeira mulher a assumir o cargo máximo da Instituição. Em maio de 2012 tomou posse para a sua primeira gestão na administração superior. Em virtude das boas realizações e do reconhecimento pelo trabalho desempenhado, foi escolhida novamente em outubro de 2015, sendo candidata única na consulta realizada à comunidade universitária. Em maio deste ano, foi nomeada oficialmente pelo então ministro da Educação, Aloísio Mercadante. Em junho, a comunidade universitária a reconduz para o quadriênio 2016-2020 frente à Administração Superior da UFRPE.

SOLENIDADE

Primeiro a discursar na cerimônia, Marcelo Brito Carneiro Leão destacou os avanços realizados pela UFRPE nos últimos quatro anos. O vice-reitor agradeceu à colaboração dos servidores da Instituição, gestores e estudantes, que contribuíram de diversas formas com o aperfeiçoamento e melhoria das ações acadêmicas e administrativas durante os últimos quatro anos. Marcelo Carneiro Leão ressaltou o compromisso que ele e a professora Maria José assumem com a luta pela educação pública, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada e inclusiva.

Juliene Barros, docente da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), foi responsável pelo discurso panegírico durante a solenidade. Ela, que também fez o discurso panegírico na posse de Maria José de Sena em 2012, ressaltou os avanços e conquistas da UFRPE nos últimos quatro anos, que referendaram a gestão para mais quatro anos de mandato. Em discurso no formato de “cordel”, Juliene apontou diversas ações realizadas e melhorias acadêmicas, administrativas e de infraestrutura em toda a Universidade.

Entre as autoridades presentes no Salão Nobre, compareceram à solenidade os ex-reitores da UFRPE Valmar Corrêa de Andrade, Murilo Salgado Carneiro e Valecy Pinto; o vice-prefeito da Cidade do Recife, Luciano Siqueira; o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, e a vice-reitora Florisbela Campos; o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Henrique de Barros Falcão; o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, padre Pedro Rubens; a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco, Erivânia Camelo de Almeida; presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Educação, Gabriel Marquim; além de representantes de diversas instituições de ensino, governamentais e de representação de classe.

MARIA JOSÉ DE SENA

[[{"fid":"1753","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":361,"width":240,"class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]Maria José de Sena nasceu, em 1961, no Engenho Cajabuçu, distrito do Cabo de Santo Agostinho, de uma família numerosa, com nove irmãos. Deu início à trajetória acadêmica em 1991, como professora colaboradora do Departamento de Medicina Veterinária, ingressando como professora efetiva em março de 1993. Assumiu funções e cargos como: supervisora da Área de Medicina Veterinária Preventiva/DMV, presidente da Comissão de Ensino/DMV, membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente, coordenadora de Estágios da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, coordenadora do Curso de Medicina Veterinária e pró-reitora de Ensino de Graduação.

É graduada em Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências Agrícolas pela UFRPE, além de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Unicap. Tem doutorados na área de Medicina Veterinária Preventiva e Epidemiologia pela UFMG. Foi presidente da Câmara de Ensino de Graduação e membro dos Conselhos de Ensino Pesquisa e Extensão e Universitário, além da Câmara de Política.

Foi eleita, em setembro de 2011, primeira reitora da história da UFRPE, tendo como vice-reitor o professor Marcelo Carneiro Leão, e reeleita em outubro de 2015 para o cargo. Participa, ainda, como acadêmica, da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária, desde 2010, onde ocupa a cadeira de número 22.

.

MARCELO BRITO CARNEIRO LEÃO

[[{"fid":"1758","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":361,"width":240,"class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]Marcelo Brito Carneiro Leão começou sua relação com a UFRPE no ano de 1985, como estudante do Curso de Licenciatura em Química (LQ), concluindo-o no ano de 1988 como aluno laureado. Em 1994, já mestre em Química Computacional, assumiu o cargo de Professor. Foi eleito vice-coordenador do Curso de LQ. Entre 1996 e 1999, realizou seu doutoramento em Química Computacional.

Em 2001, foi convidado para concorrer ao cargo de diretor do Departamento de Química, sendo eleito para o quadriênio 2001-2004, quando realizou processo de reestruturação física do DQ-UFRPE e contribuiu para a consolidação da Universidade Virtual Brasileira – UNIREDE, como representante da UFRPE. Deixou o cargo de diretor, e se encaminhou para Barcelona, na Espanha, onde realizou Pós-Doutoramento no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências.

Ao retornar, assumiu a Coordenação Geral de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), participando da criação de projetos como o Pesquisa em Movimento, Propesquisador Permanente, e sequências da JEPEX. Assume, em 2009, a Coordenadoria Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRPE. 

Sem se afastar das aulas de graduação e pós-graduação, atividades de pesquisa e orientação de projetos e programas, foi eleito, em 2011, vice-reitor da UFRPE, ao lado da professora Maria José de Sena, primeira reitora da Instituição.

[[{"fid":"1757","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":798,"width":1200,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]

[[{"fid":"1754","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":798,"width":1200,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]

[[{"fid":"1755","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":798,"width":1200,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]

[[{"fid":"1756","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":798,"width":1200,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]