[[{"fid":"1878","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","attributes":{"height":658,"width":989,"style":"display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;","class":"panopoly-image-original media-element file-default"},"link_text":null}]]
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizou na manhã desta terça-feira (09/08), em um salão nobre lotado, a aula inaugural do semestre 2016.2. Estiveram presentes a reitora da Instituição, professora Maria José de Sena, o Vice-Reitor, professor Marcelo Carneiro Leão, além de Pró-Reitores e de representante do Diretório Central dos Estudantes.
O professor Severino Mendes, da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil destacou as oportunidades disponibilizadas pela Progest com os editais em aberto. “Temos o Edital do Programa de Apoio ao Ingressante que já está aberto desde o dia 01/08 e temos editais lançados dos Programas de apoio ao discente, à gestante e do programa de residência, totalizando mais de 700 vagas entre o Campus sede, aqui em Recife e as Unidades de Garanhuns, Serra Talhada e do Cabo de Santo Agostinho”.
Socorro de Lima, da Pró-Reitoria de Graduação ressaltou os desafios da nova fase que os estudantes irão enfrentar: “É, de fato, um grande desafio começar um novo caminho. Este caminho vai ter uma trajetória de muito sucesso, assim confiamos. Para isto, nós precisamos que vocês façam a parte de vocês, que estudem, se dediquem, que nós, que fazemos a gestão da UFRPE faremos a nossa com planejamento, trabalho e dedicação.”
Marcelo Carneiro Leão, afirmou que apesar das incertezas e das dificuldades, a UFRPE tem trabalhado mais para poder garantir aos estudantes a melhor infraestrutura e que nos últimos anos houve um aporte nas universidades públicas de forma acentuada e é nítida a transformação, a inclusão que aconteceu. O Vice-Reitor destacou, ainda, o esforço que a Administração Superior da UFRPE e todo o seu técnico tem feito para garantir que os avanços sempre melhorem.
A Reitora Maria José de Sena destacou na sua fala a história da UFRPE que começou com apenas dois cursos de graduação e hoje conta com 54, além dos de pós-graduação e à distância, além do perfil da Instituição. “ Vocês estão entrando em uma Ifes diferente e diferenciada. Nós somos diferentes porque tratamos as pessoas desta casa como pessoas e acolhemos como pessoas, independente de qualquer coisa.” Maria José ainda ressaltou que não são os alunos quem devem agradecer à UFPRE pelos serviços, mas são os que fazem a Universidade quem precisam agradecer aos alunos, pois a Instituição trabalha para elas e é realizando esta atividade é que se trabalha para a sociedade brasileira.