JavaScript não suportado

 

UFRPE lança Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Direito nesta quinta (26/10)

A UFRPE ganha, a partir da próxima quinta-feira (26/10), o seu Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Direito (NIED), uma iniciativa do Departamento de Ciências Domésticas que compõe uma  rede de núcleos de estudos e pesquisas que fomentam um olhar interdisciplinar sobre as famílias, compreendendo-a como instituição fruto de construção social e eixo primário na socialização dos indivíduos. O lançamento ocorre durante o I Seminário Interdisciplinar de Estudos em Direito, a partir das 8h, no Cegoe.

As inscrições para o Seminário podem ser realizadas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfw3EeRS4jemwLWz2v5gyzFZj9GdsrdKc7yCF78dT4FNccbEg/viewform . O evento contará com a mesa Direito de família e direito do consumidor: questões controversas e proteção jurídica, a ser ilustrada pela profa. Dayse Amâncio, pós-doutora em Antropologia; Gabriela Lira, assessora jurídica do Procon-PE; Klébia Doriany, representante da Casa de Cidadania e Justiça de Olinda; e professor Fernando Maia, doutor em Direito. 

 O NIED está alocado no Departamento de Ciências Domésticas e, de acordo com a equipe coordenadora, surge em um contexto de mudanças no campo dos direitos com caráter regulatório da vida cotidiana dos indivíduos e que demandam outro olhar sobre a jurisprudência e suas reverberações. À luz das Ciências Sociais aplicadas, surge a necessidade de compreender como alterações que envolvem os indivíduos se manifestam na sociedade de consumo, além de propiciar aos discentes do curso de bacharelado em Economia Doméstica e Ciências do Consumo mais um instrumento de atuação acadêmica e de desenvolvimento de competências para atuação junto à sociedade e coletividades, partindo da premissa da indissolubilidade do ensino-pesquisa-extensão.

A importância do NIED atenta para as demandas sociais, principalmente no tocante ao desconhecimento legal de direitos e deveres devido alto índice de desinformação, ou mesmo negação de direitos e garantias básicas. Assim, o núcleo propõe-se a contribuir para não só a compreensão e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, mas também partilhar o conhecimento somado ao longo do caminho.

O núcleo de estudos abriga projetos de pesquisa e extensão. As reflexões do grupo pretendem estabelecer um diálogo com as seguintes linhas de pesquisa: Direito do consumidor; Direito de família; Direitos Humanos; Direito à Saúde; Antropologia do Direito; Gênero e Direito. A tese central das atividades do grupo se fundamenta sobre o caráterinterdisciplinar para a compreensão do direito no âmbito da sociedade contemporânea.

 

[[{"fid":"3567","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","attributes":{"height":1214,"width":858,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"},"link_text":null}]]