A Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE) comemora, nesta segunda-feira (5/09), 11 anos de fundação. Foi o primeiro campus do programa de Expansão e Interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior do Governo Federal, com inauguração histórica das obras em 2004.
Após o desafio inicial de se implantar a primeira expansão universitária para o interior, com investimentos da ordem de R$ 15 milhões em obras, a UAG iniciou suas atividades no segundo semestre de 2005, ofertando os Cursos de Graduação em Agronomia, Licenciatura em Pedagogia, Medicina Veterinária e Zootecnia. A partir de 2009, foram implantados mais três cursos: Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos e Letras. Na Unidade, também funcionam os Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens; em Sanidade e Reprodução de Ruminantes; e em Produção Agrícola.
A infraestrutura inclui laboratórios de pesquisa, laboratórios de graduação, um dos mais bem equipados hospitais veterinários do Brasil, bem como prédios de salas de aula, de docentes, prédio administrativo, cantina, entre outros espaços.
A fundação do campus da UFRPE foi comemorada em todo o País, pois representava a possibilidade de centenas de jovens do interior pernambucano ingressarem num curso de graduação perto de casa e dentro de um cenário favorável ao desenvolvimento local. A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, ressalta a transformação significativa pela qual o Interior brasileiro vem passando não só com a UAG, mas com as demais expansões. “A universidade pública e de qualidade em Garanhuns, e outros municípios, transformou a realidade, tanto para os jovens em busca de formação profissional quanto para os familiares e a estrutura em torno desses locais, em municípios que sempre foram menos favorecidos economicamente”, afirma.