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Das ruralidades ao ensino de ciências: Memórias sobre a Universidade Federal Rural de Pernambuco
- Vania Ferreira da SilvaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/0000-0002-4986-6994
- Maria do Rocio Fontoura TeixeiraUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/0000-0002-9888-7185
DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6369
Resumo
Apresenta a história da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o surgimento das Licenciaturas e do Departamento de Educação, bem como sua contribuição no ensino superior em Pernambuco e seu importante papel na construção do ensino agrícola no Brasil. Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo qualitativa, configurando-se quanto aos fins como descritiva, quanto aos meios como um estudo bibliográfico e que utilizou como técnicas a análise documental e a história oral e a entrevista semiestruturada com 3 professores, sendo um deles fundador do Departamento de Educação. As entrevistas foram transcritas e analisadas através da técnica da história oral. Na perspectiva dos relatos da época, foi possível identificar fatos importantes da história da UFRPE como o importante trabalho dos monges beneditinos, o trabalho do Centro Regional de Educação Técnico-Agrícola (CRETA) e o Centro de Formação e Treinamento de Professores Agrícolas (CFPTA) na formação de professores e a Licenciatura em Ensino Agrícolas que dariam mais tarde origem ao Departamento de Educação, a posteriori a criação das Licenciaturas em Ciências com habilitações seguindo o modelo do sistema de ciência integrada. Através de todo esse percurso histórico, foi possível perceber o crescimento da UFRPE enquanto instituição superior de ensino, seu papel nas ações da educação do homem do campo e sua abertura para o diálogo com outros campos do saber, ao introduzir novos cursos.
Palavras-chave: Memória, Relatos Orais, Ensino Superior, Ensino de Ciências.
From rurality to science teaching: Memories about Universidade Federal Rural de Pernambuco
ABSTRACT. This work presents the history of Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) and the emergence of Teacher’s Course Degree and the Department of Education, and their contribution to higher education in Pernambuco and Agriculture Teaching in Brazil. It is characterized as qualitative research, by configuring as descriptive purposes, through a bibliographic study that used techniques of documentary analysis, oral history, and a semi-structured interview. Three professors were interviewed, and one of them was the founder of the Department of Education. The interviews were transcribed and analyzed through oral history techniques. Based on reports perspective was possible to identify significant facts in University history as the essential Benedictines monks’ work, the work of “Centro Regional de Educação Técnico-Agrícola” (CRETA) and the “Centro de Formação e Treinamento de Professores Agrícolas” (CFPTA). Both centers were crucial for teacher formation and Agriculture Teaching Degree that later originated the Department of Education, and a posteriori created Science Degrees with the license, following the model of integrated Science system. This timeline enabled to perceive the growth of UFRPE as a Higher Education Institute, its role in acts of man field education, and opening for dialogue with other knowledge fields introducing new courses degree.
Keywords: Memory, Oral Reports, Higher Education, Science Teaching.
De las ruralidades a la enseñanza de ciencias: Memorias de La Universidade Federal Rural de Pernambuco
RESUMEN. Presenta la historia de la Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) y el surgimiento de las Licenciaturas y del Departamento de Educación, como también su contribuición en la enseñanza superior en Pernambuco y su importante papel en la construcción de la enseñanza agrícola en Brasil. Es una investigación del tipo cualitativo, que se establece con relación a los fines como descriptiva y a los medios como un estudio bibliográfico que hizo uso de técnicas como la análisis documental y la historia oral y también la entrevista semiestructurada con 3 profesores, uno de ellos el fundador del Departamento de Educación. Las entrevistas fueron transcriptas y analizadas a través de la técnica de historia oral. En la perspectiva de los relatos de epoca, fue posible identificar hechos importantes de la historia de la UFRPE, como el importante trabajo de los monjes beneditinos, el trabajo del Centro Regional de Educación Técnico-Agrícola (CRETA) y el Centro de Formación y Entrenamento de Profesores Agrícolas (CFPTA) en la formación de profesores y la Licenciatura en Enseñanza Agrícola que más adelante dio origen al Departamento de Educación, a posteriori la creación de las Licenciaturas en Ciencias con calificaciones que siguen el modelo del sistema de ciencia integrada. A través de todo este percurso historico, fue posible percibir el crecimiento de la UFRPE como instituición superior de enseñanza, su papel en las acciones para la educación del hombre del campo y su apertura para el diálogo con otros campos del saber, al introducir nuevos cursos.
Palabras clave: Memoria, Relatos Orales, Enseñanza Superior, Enseñanza de Ciencias.
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Biografia do Autor
Vania Ferreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências tem mestrado em Ciência da Informação pela UFPE, possui especialização em Cultura Pernambucana pela Fafire, e graduação em Biblioteconomia pela UFPE. Atualmente é bibliotecária-documentalista da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em organização da informação, comportamento informacional, cultura, memória e tecnologia da informação.
Maria do Rocio Fontoura Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, com a tese Redes de Conhecimento em Ciências. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Coordenadora Geral do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, além de Coordenadora da sede UFRGS do Programa.
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