Cerimônia em painel virtual comemora 50 anos do Labohidro da UFMA
Publicado em: 23/10/2020
SÃO LUÍS – No dia primeiro de outubro, o Laboratório de Hidrobiologia (Labohidro), que atualmente é o Departamento de Oceanografia e Limnologia (Deoli) da Universidade Federal do Maranhão, completou 50 anos. Para comemorar, o Deoli, realizou um painel remoto, via plataforma Zoom, na terça, 20, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube Pristi TV LabAqua-GEEM.
A cerimônia contou com a participação de docentes do próprio Departamento: Ricardo Barbieri, Antônio Carlos Leal de Castro e Jorge Luiz Silva Nunes; e do professor aposentado da UFMA Paulo Roberto Saraiva Cavalcante, além de professores pesquisadores renomados que passaram pelo Labohidro, mas que agora estão em outras instituições, como Rosângela Paula Teixeira Lessa, docente do Departamento de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Vandick da Silva Batista, docente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (PPG-Dibict) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Para Rosângela Lessa, o Labohidro é uma liderança de pesquisa pesqueira e oceanógrafa no Maranhão e que forma pesquisadores de grande destaque no cenário nacional. “Foi com muito orgulho que integrei a equipe do Labohidro e estive em contato com uma série de alunos e ex-alunos que fazem a diferença na pesquisa no cenário nacional. As minhas lembranças do Labohidro são umas das melhores fases da minha vida. Tenho grande saudades. Estou muito orgulhosa de participar desses 50 anos”, ressaltou a docente da UFRPE.
Vandick Batista destaca que, desses 50 anos, é preciso lembrar todos aqueles que contribuíram com as pesquisas da Universidade Federal do Maranhão e que é preciso pensar em tudo aquilo que já aprendemos e no desenvolvimento de ações que nos unam mais. “Não devemos pensar somente em nossa própria instituição, mas no conjunto de universidades que integram o Norte e Nordeste, particularmente, as que trabalham com recursos aquáticos. Precisamos de mais intercâmbios entre essas instituições. Unidos somos mais fortes, essa é uma lição que ficou quando saí da cidade de São Luís e fui para o Estado do Amazonas. Parabenizo pelo trabalho e pelas lutas a todos vocês em prol do Labohidro”, reforçou o pesquisador da Ufal.
Já para Jorge Luiz Silva Nunes, docente do Deoli, foi um momento de rememoração de acontecimentos históricos da pesquisa no Estado do Maranhão por meio de muitos estudos e publicações. “Durante a cerimônia, foi comentando sobre a formação de vários recursos humanos que atuam ativamente nas instituições de ensino superior e dos cursos de pós-graduação que abrangem áreas de oceanografia, limnologia e ciências marinhas e ambientais, além de menções póstumas aos amigos professores e colaboradores que estiveram presentes em algum momento dessa história e hoje não se encontram mais conosco neste plano espiritual”, comentou.
Confira na íntegra a Cerimônia de 50 anos do Labohidro
Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Allan Potter
Última alteração em: 23/10/2020 20:51
LINK: Cerimônia em painel virtual comemora 50 anos do Labohidro da UFMA