O Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco convida para o lançamento dos livros: Extensão Rural e Agroecologia: para um novo desenvolvimento rural, necessário e possível (Coordenado por Francisco Roberto Caporal); e Agroecologia na Convivência com o Semiárido: sistematização de experiências vividas, sentidas e aprendidas (Organizado por Alzira Medeiros, Ana Dubeux e Maria Virgínia de A. Aguiar).
O evento de lançamento dos livros será realizado na próxima quarta-feira (16/12), às 16h, na Sala de Seminários e no Bosque do Departamento de Educação (DEd), e contará com sessão de autógrafos e confraternização.
[[{"fid":"1175","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","attributes":{"class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"},"link_text":null}]]Extensão Rural e Agroecologia, de 503 páginas, foi organizado em cinco capítulos, cujos textos foram escritos pelo organizador Francisco Caporal e/ou em parceria com outros autores: José Antônio Costabeber (in memoriam), Adriana Calderan Gregolin, Daiane Soares Caporal, Gervásio Paulus e Ladjane de Fátima Ramos.
O primeiro capítulo, trata sobre Extensão Rural e é composto por oito artigos, escritos em diferentes épocas e contextos históricos da Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil e no Rio Grande do Sul. Tais artigos versam sobre diferentes temas, que vão desde a defesa histórica da extensão rural no Brasil, a experiência inovadora da EMATER/RS na perspectiva agroecológica, indo até reflexões mais atuais, do período pós-Pnater de 2003.
O segundo capítulo, trata sobre Extensão Rural e Reforma Agrária e traz dois artigos sobre a questão tecnológica nos assentamentos de reforma agrária e sobre o papel da Ater nos assentamentos.
O terceiro capítulo, intitulado Agroecologia, está formado por nove artigos que abordam diferentes aspectos da Agroecologia e da transição agroecológica.
O quarto capítulo, sobre Desenvolvimento Rural, inclui pequenos textos para reflexão e provocação sobre aspectos que dizem respeito ao desenvolvimento rural em geral.
O capítulo cinco, sobre Problemas da Agricultura Convencional, também apresenta textos curtos e provocativos sobre impactos do modelo de agricultura industrial que se implantou no Brasil.
[[{"fid":"1176","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","attributes":{"class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"},"link_text":null}]]Agroecologia na Convivência com o Semiárido é publicação de artigos sobre o Curso de Especialização Lato Sensu Convivência com o Semiárido na Perspectiva da Segurança e da Soberania Alimentar e da Agroecologia e de algumas sistematizações escolhidas pelas professoras Alzira Medeiros e Ana Dubeux. O livro está organizado da seguinte forma:
- Apresentação
- Introdução
- As experiências sistematizadas: os sentidos de diálogo de saberes
A construção de conhecimentos em Agroecologia no Semiárido brasileiro: interculturalidade e diálogo de saberes na sistematização de experiências Formação em Agentes de Desenvolvimento Loca (ADL) no Sertão do Moxotó-PE
Aprendizagens com quintais agroecológicos no Cariri paraibano: a história de Santa Rita no município do Congo Processo de transição agroecológica nas comunidades de Pedra Branca, Queimadas e do Assentamento Cabugi, em Cumaru-PE
Transição agroecológica: mudanças na propriedade e na vida dos/as agricultores/as familiares do Sítio Feijão - Bom Jardim-PE Os quintais produtivos e as mulheres: espaços de construção de autonomia e transição agroecológica
O fundo de pasto como “um jeito de viver” da Comunidade de Testa Branca - Uauá-BA
A busca do acesso à água pelas famílias acampadas de Santa Ana - Lagoa Grande-PE
O acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) por agricultores familiares da Associação Vale do Açudinho e adjacências