O I Congresso Internacional de Veículos Híbridos do Estado, promovido pela UFRPE e pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA), terá suas atividades mantidas. Previsto para iniciar às 14h desta segunda-feira (30/05), no Salão Nobre da UFRPE, campus Dois Irmãos, o evento reúne especialistas mundiais, nacionais e estaduais no tema e faz parte do plano de consolidação de Pernambuco como novo Polo de Educação Automotivo de excelência internacional.
O Congresso conta com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), financiadora via edital de incentivo. E integra a I Semana de Energia, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.
O objetivo do Congresso é capacitar pesquisadores, professores e estudantes universitários em eletrificação. Ao ampliar os conhecimentos dessa área na região, o evento contribui para inserir o Nordeste em um debate que tem movimentado tanto os departamentos de inovação e engenharia avançada na indústria automotiva mundial, quanto o poder público e a sociedade civil.
A programação inclui, nos dois dias, oito palestras e uma mesa redonda de encerramento. A FCA contribuirá com o debate apresentando resultados e inovações na área de eletrificação a partir de suas pesquisas.
SDEC
O Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva em Pernambuco, já em operação parcial e em fase de conclusão, ganha destaque com uma palestra do gerente de implantação do projeto, Egon Daxbacher.
O I Congresso Internacional de Veículos Elétricos e Híbridos contará ainda com a participação do Professor Ali Emadi, da McMaster University, do Canadá, uma das maiores autoridades mundiais no tema. Representantes do Grupo Moura, SAE Brasil, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) completam o rol de palestrantes do evento.
Hoje, a eletrificação é superficialmente entendida como o desenvolvimento de veículos elétricos ou híbridos. Na verdade, sua aplicação pode ocorrer em diversos níveis e já é uma realidade na indústria automotiva nacional. A tecnologia Start/Stop que equipa modelos fabricados no Brasil, como o Novo Uno, da Fiat, por exemplo, é um exemplo de uso da eletrificação.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 30
14h – 14h15: Painel de Abertura
14h15 – 15h: Eletrificação na América Latina | Daniel Goretti, FCA Latam
15h – 15h45: Baterias | Carlos Vidal, Grupo Moura
15h45 – 16h: Intervalo
16h – 16h45: Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva em
Pernambuco | Egon Daxbacher, FCA América Latina
Dia 31
09h – 09h45: Motores Elétricos / Eletrônica de Potência / Bateria | Prof. Ali Emadi, McMaster University
09h45 – 10h30: Fórmula Elétrico | Ronaldo Bianchini, SAE Brasil
10h30 – 11h15: Célula de Combustível | Prof. Ennio Peres da Silva, UNICAMP/USP
11h15 – 11h45: Perguntas e Respostas
12h – 14h: Intervalo para Almoço
14h – 14h45: O cenário de transmissões para veículos elétricos e híbridos| Guilherme Machado, FCA Latam
14h45 – 15h30: Impasses da Indústria Automobilística | Luiz Imparato
15h30 – 16h: Perguntas e Respostas
16h – 16h15: Intervalo
16h15 – 16h: Mesa Redonda
Serviço:
I Congresso de Veículos Elétricos e Híbridos FCA-UFRPE
Dias 30 e 31 de maio
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)