Os números de novas confirmações de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, em Pernambuco, caíram nos últimos quatro dias, mas o volume de vítimas fatais permanece alto. Só ontem foram confirmados laboratorialmente 80 óbitos, o que faz o Estado totalizar 2.328 mortes causadas pela covid- 19.
“Esses dias em que observamos uma queda no número de doentes envolveram um fim de semana. Domingo e segunda têm números baixos de testes realizados por razões diversas, incluindo o não processamento de exames nesses dias por redes de laboratórios que apoiam o Lacen-PE (Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco). A manutenção do número alto de mortes é mais uma forma para avaliarmos a possibilidade de termos um ponto de baixa (em relação à queda dos casos), mas não uma descendência”, destaca o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco Jones Albuquerque.
Dos 28.854 casos de covid-19 já confirmados, 12.839 são casos graves que estão distribuídos por 157 dos 184 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e das confirmações, no Estado, de pacientes que moram em outros Estados brasileiros e países. Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas sugestivos da doença no Estado, 6.997 dos 13.714 trabalhadores examinados já tiveram diagnóstico laboratorial positivo para covid-19. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do País a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde