A Incubatec UFRPE em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, promovem o Prêmio Recife de Empreendedorismo Social 2015. O concurso teve suas inscrições iniciadas em 06 de novembro e seguem até 20/11. Outras instituições também estão participando da parceria, a exemplo da Endeavor Recife, o Transforma Recife e Células Empreendedoras. Estão habilitados a participar toda e qualquer iniciativa empreendedora do Brasil de caráter social podendo ter como proponente o indivíduo ou grupo de pessoas. (Sugestão de texto para publicação)
Prêmio Recife de Empreendedorismo Social 2015
O Prêmio Recife de Empreendedorismo Social 2015 está com inscrições abertas a partir desta sexta-feira (6/11). Interessados podem se inscrever pela internet até 20/11, através do site da Prefeitura do Recife - www.recife.pe.gov.br -, no qual está disponível o regulamento do concurso. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife consiste no apoio a projetos inovadores dentro do conceito de living labs, no qual os participantes deverão escolher entre uma das categorias - inovação social (solução inovadora com modelo de negócio escalável) ou impacto social (projeto de maior impacto social e urbano).
O concurso está sendo realizado em parceria com a Incubatec da Universidade Federal Rural de Pernambuco, a Endeavor Recife, o Transforma Recife e Células Empreendedoras. A participação é voluntária e gratuita. Podem concorrer projetos, independente do modelo, seja uma startup, um negócio social, uma ONG ou projeto social para benefício direto de pessoas em situação de risco social e/ou ambiental, englobando ou aplicando o empreendedorismo com foco na economia criativa, economia solidária ou ciência e/ou tecnologia. Também podem concorrer líderes de cooperativas, negócios sociais e organizações da sociedade civil, de todas as regiões do Brasil.
O Prêmio Recife de Empreendedorismo Social 2015 será realizado em duas etapas. Na primeira etapa, serão selecionados dez projetos, sendo cinco em cada temática para serem apresentados no dia 03/12. Nesta segunda etapa, as equipes selecionadas vão defender seu projeto perante uma banca julgadora em formato pitch. A partir da avaliação da banca formada por integrantes das empresas organizadoras do concurso e convidados de instituições parceiras da Prefeitura do Recife, será escolhido um vencedor em cada categoria.
O vencedor de cada categoria ganhará mentoria da Endeavor, a maior organização de apoio a empreendedorismo e empreendedores de alto impacto; mentoria do Células Empreendedoras para identificação e potencialidades, no sentido de identificar oportunidades dentro do Projeto da União Européia de Cidades Inteligentes e Humanas; mentoria visando a participação na Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas; mentoria visando a participação na Campus Party 2016; licenças da plataforma Bota pra Fazer da Endeavor.
Os resultados dos finalistas serão divulgados no dia 27/11 e no dia 03/12 será anunciado o vencedor de cada categoria. Todas as informações estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife, basta clicar no banner intitulado Prêmio Recife de Empreendedorismo Social 2015. Após o preenchimento do formulário, é necessário enviar o projeto para o email premiorecife2015@recife.pe.gov.br.
"O objetivo do Prêmio Recife de Empreendedorismo Social 2015 é despertar a capacidade que as pessoas têm de empreender, possibilitando mentorias para os vencedores crescerem com seus negócios. É papel da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo estimular, apoiar essas iniciativas para que elas contribuam para a cidade e para que esses empreendedores sejam agentes transformadores", explicou a secretária da pasta, Roseana Amorim.
O lançamento do Prêmio Recife de Empreendedorismo Social 2015 foi realizado na tarde desta sexta-feira (6), durante a última reunião de mobilização para a Semana Global de Empreendedorismo, que ocorrerá na cidade entre os próximos dias 16 e 22/11. Representantes das instituições que estão apoiando o concurso também participaram da apresentação promovida no auditório Capiba, no edifício-sede da PCR.
No encontro, também foi debatida a programação de atividades que se espalhará pela cidade durante a Semana Global de Empreendedorismo, cuja proposta é inspirar, capacitar e conectar pessoas disseminando o tema do empreendedorismo. A Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife foi convidada pela Endeavor Brasil - organização anfitriã da iniciativa em todo o mundo - para coordenar as ações do comitê local do evento.