Urso do Zoológico do Recife morre com dificuldades respiratórias
Um dos mais antigos moradores do Zoológico do Recife, no Parque de Dois irmãos, na Zona Norte da cidade, o urso-pardo Zé Colmeia morreu na sexta-feira (21). O bicho, que tinha 22 anos, apresentou dificuldades respiratórias e vinha sendo monitorado por uma equipe de veterinários e biólogos, informou a Secretaria de Meio Ambiente (Semas) do estado em nota, neste sábado (22).
Segundo a secretaria, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), foi realizada, na noite da sexta, a necropsia do bicho e, inicialmente, a causa da morte foi síndrome respiratória aguda grave.
Foram realizados exames laboratoriais para identificar os fatores que levaram ao quadro respiratório e a secretaria ainda aguardava os resultados.
O Zoológico do Recife afirmou que as autoridades sanitárias e a Associação Brasileira de Zoológico e Aquários foram informadas sobre o ocorrido. O local permanece fechado para visitação desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020.
Apatia e falta de apetite
Maçã era um dos alimentos favoritos do urso-pardo Zé Colmeia, que morreu aos 22 anos — Foto: Lu Rocha/Semas-PE
Em nota, a secretaria explicou que o tratador notou, na quinta-feira (20), que Zé Colmeia estava sem querer se alimentar e sair do cambiamento, uma área separada do recinto que o público não vê. Três veterinários examinaram Zé Colmeia e foi constatado que ele estava com respiração ofegante.
O urso foi medicado com antibiótico, anti-inflamatório e analgésico. Na sexta-feira (21), segundo informações do médico veterinário e gestor técnico do parque, Márcio Silva, Zé Colmeia apresentou melhora, comeu e caminhou, porém apresentou uma piora súbita na parte da tarde e foi encontrado sem reação.
Úrsula
A equipe do zoológico segue acompanhando a ursa-parda Úrsula, que era irmã de Zé Colmeia e conviva no mesmo recinto. A secretaria apontou que, até este sábado (22), ela não apresentava alterações clínicas, apenas uma "tristeza atribuída neste caso à perda do companheiro".
Os ursos Zé Colmeia e Úrsula chegaram ao Parque Estadual de Dois Irmãos em abril de 2003. Os dois nasceram em cativeiro em Goiânia (GO). O macho era o mais velho e, segundo os tratadores, adorava comer maçã, goiaba e melancia
Zoológico do Recife anuncia mudanças