Em encontro com participação de Haddad, Marília se reúne com representantes de universidades públicas
A candidata a prefeita do Recife, Marília Arraes (PT), participou de um ato em que recebeu o apoio de professores e técnicos das universidades públicas de Pernambuco, nesta terça-feira (10). Ao lado do candidato a vice-prefeito João Arnaldo (PSOL), Marília Arraes reuniu-se com representantes da Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em um encontro que também contou com transmissão e participação virtual de centenas de pessoas, entre professores, estudantes e técnicos administrativos das universidades.
O encontro teve também a participação especial do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, que disse esperar visitar Recife com Marília na prefeitura a partir de 2021. “Tenho certeza que Recife vai ser uma nova cidade com Marília, pois ela vai estar unida à inteligência universitária de Pernambuco, que é excepcional”, disse.
Na reunião, foram apresentados manifestos elaborados pelas universidades que defendem pontos como a democratização da educação e o aprofundamento das parcerias com as universidades públicas para encontrar soluções para o Recife.
“Vamos aproximar a Prefeitura do Recife das universidades, o que não aconteceu nos últimos oito anos. Se quisermos falar em inclusão social e combate às desigualdades no Recife precisamos inserir também as universidades, com todo o seu capital intelectual, o seu potencial científico e tecnológico, para que os recifenses possam se beneficiar dessa parceria entre gestão e educação pública”, afirmou Marília.
O candidato a vice-prefeito, João Arnaldo, afirmou que estar ao lado da comunidade acadêmica é a demonstração clara do projeto progressista que Marilia representa. “Estamos do lado de quem defende os que mais precisam. Essa é uma demonstração do compromisso que temos. De governarmos a cidade em parceria”, disse.
Emendas para universidades públicas
Como deputada federal, Marília Arraes já destinou emendas para viabilizar projetos importantes realizados pela UPE e UFPE. São recursos que permitiram, por exemplo, a implementação e consolidação do laboratório de Instrumentação Biomédica e Sistemas Inteligentes em Saúde do Centro de Tecnologia e Geociência (CTG) da Universidade Federal de Pernambuco. Com os recursos, o CTG também receberá computadores que beneficiarão projetos de pesquisa e extensão em farmácia e engenharia biomédica.