A Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional, vinculada ao Departamento de Qualidade de Vida (DQV) da UFRPE, tem um informe especial para o Dia Internacional em Homenagem às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado em 28 de abril. A Divisão chama atenção para a prevenção às doenças osteomoleculares relacionadas ao trabalho, que podem ser evitadas com cuidados e atitudes preventivas.
Confira abaixo o informe.
DIVISÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
O ser humano tem tendência a fazer atividades repetitivas e contínuas, como tocar um instrumento, dirigir e digitar. Uma das consequências destas repetições é a lesão por esforço repetitivo, ou ainda, mais conhecida como LER. Atualmente, ela foi denominada de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), por ser considerada uma síndrome complexa e englobar várias doenças, como tendinite, bursite e síndrome do ombro doloroso. As LER/Dort são responsáveis por lesões nos tendões, músculos, articulações e nervos.
Segundo dados do INSS, as lesões por esforços repetitivos são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a cada 100 trabalhadores na região Sudeste, um é portador da síndrome. Os profissionais mais suscetíveis a desenvolver o DORT são: bancários, metalúrgicos, digitadores, operadores de linha de montagem, operadores de telemarketing, jornalistas e secretárias. Além das atividades repetidas, a LER também pode ser ocasionada pela postura incorreta e estresse.
Alguns sintomas da síndrome são: cansaço, dor ao realizar certos movimentos, formigamento e fadiga. No entanto, como o desenvolvimento da lesão é lento, o perigo está no momento em que é percebida, pois já pode haver um comprometimento severo da área afetada. Se for detectado logo, cerca de 90% dos casos melhora em três meses de tratamento.
Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/saiba-tudo-sobre-a-doenca-lerdort/2112/#
PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO-DORTs
Pausas na jornada de trabalho, movimentação e alongamentos são algumas das recomendações para evitar a LER/DORT. Abaixo quadro com exemplos exercícios de alongamento.
[[{"fid":"1573","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":1272,"width":1102,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]
EXERCÍCIOS PARA RELAXAMENTO E ALONGAMENTO – INSTRUÇÕES
- TODOS OS EXERCÍCIOS PODEM SER FEITOS DIARIAMENTE;
- PODE SER REALIZADO NO INÍCIO, MEIO OU FINAL DA JORNADA LABORAL;
- 2 (DOIS) EXERCÍCIOS POR SEGMENTO É SUFICIENTE;
- O TEMPO POR EXERCÍCIO PODE VARIAR, MAS 20 SEGUNDOS ESTÁTICOS ATINGEM BOM RESULTADO.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA:
TÉCNICA DESPORTIVA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UFRPE
ORGANIZAÇÃO:
DIVISÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL DO DQV - UFRPE