Pesquisador da UFRPE lança livro sobre saúde mental de crianças e jovens
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 06/05/2022 12:09 | Atualizado em: 06/05/2022 12:29
O livro é fruto de uma pesquisa realizada pelo professor Hugo Monteiro Ferreira, com mais de três mil crianças e adolescentes, entre 11 e 18 anos de idade, de várias capitais do País. (Divulgação) |
Após uma pesquisa realizada com mais de três mil crianças e adolescentes, entre 11 e 18 anos de idade, de várias capitais do País, o pesquisador e professor Hugo Monteiro Ferreira, vinculado a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), lança o livro “A geração do quarto”, sobre bullying, cyberbullying e questões emocionais enfrentadas pelos jovens. Para o autor, a obra serve de alerta para pais e mães.
“Há um grupo de meninas e meninos, de 11 a 18 anos, frágeis emocionalmente, que demonstram sérios problemas de convivência entre os seus pares e também com os adultos com os quais convivem. Eles passam mais de seis horas por dia visivelmente isolados, o que demonstra profundo sofrimento psíquico”, explica Ferreira.
O autor conta que o título do livro faz referência ao local onde grande parte das crianças e adolescentes desta geração passam a maior parte do tempo. “A esse grupo de meninos e meninas, chamei de ‘geração do quarto’, uma vez que todos possuem uma característica comum: passam muito tempo dentro desse cômodo, com quase nenhuma interlocução com as pessoas que moram na mesma casa, muita dificuldade de dizer o que sentem e um potencial de violência contra si ou contra o outro muito intenso, muito forte”, comenta o autor.
Hugo faz pesquisas na área de saúde emocional e mental de crianças, adolescentes e jovens. Ele é doutor em Educação e também coordena o Núcleo do Cuidado Humano e o Grupo de Estudos de Transdisciplinaridade da Infância e da Juventude da UFRPE. “O livro é fruto de pesquisa com mais de 3 mil crianças e adolescentes e aponta para um quadro preocupante de intenso sofrimento dos jovens diante da realidade brasileira, das novas formas de socialização e das dores de crescimento em nossa sociedade”, finaliza. O livro “A geração do quarto”, foi publicado pela Editora Record.
A obra, que é a 10º publicação do pesquisador, aborda questões emocionais e dificuldades enfrentadas por crianças e adolescentes, como comportamentos autodestrutivos, bullying, cyberbullying e psicopatologias. Em 2014, Ferreira foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria juvenil, com o livro “Emilio ou Quando se nasce com um vulcão ao lado”. Atualmente, Ferreira está na fase de conclusão do seu pós-doutoramento na Universidade do Minho, em Portugal.
Link: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2022/05/pesquis...