Universidades federais de Pernambuco continuarão exigindo uso de máscaras em ambientes internos
Instituições particulares ainda estão se reunindo para aderir ou não a liberação
Por Katarina Bandeira 19/04/22 às 18H08 atualizado em 19/04/22 às 19H39
Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco
Mesmo com a liberação do uso das máscaras em lugares fechados, anunciada pelo Governo do Estado nesta terça-feira (19), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), assim como a Universidade Federal Rural do Estado (UFRPE) continuarão exigindo o uso do item em ambientes internos das instituições.
Em comunicado, ambas as instituições de ensino superior reafirmaram que a obrigatoriedade do uso do item de proteção vai permanecer. “Na UFPE continuam em vigor as diretrizes sobre uso das máscaras. Ou seja, nos ambientes internos da Universidade ela ainda é obrigatória”, respondeu a universidade à Folha de Pernambuco. Segundo a instituição, na próxima semana haverá uma reunião do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Covid-19 da UFPE (GT Covid) — equipe que dá subsídio às decisões da administração central em relação à pandemia — para discutir a decisão do governo estadual.
Uma resposta similar foi dada pela UFRPE, que também irá aguardar a decisão de seu grupo de enfrentamento à doença. “O Comitê de Acompanhamento da Covid-19 na UFRPE permanece monitorando a situação para possíveis novas determinações.”, disse em nota.
Quem também se mostrou cautelosa quanto a retirada das máscaras foi a Universidade de Pernambuco (UPE). Em nota, a instituição afirmou que permanece obrigatório o uso correto da máscara por toda comunidade acadêmica (docentes, discentes, técnico-administrativos e prestadores de serviços), além de pessoas que visitarem o espaço. Segundo a Academia, os cuidados levam como base nos protocolos sanitários que mantiveram o uso de máscaras nas escolas de Educação Básica e Unidades de Saúde. "A máscara é individual e deve cobrir o nariz, a boca e o queixo", reitera a instituição.
Máscaras já estavam sendo liberadas aos poucos pelo Governo do Estado. Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernmabuco
Liberação das máscaras
O uso da máscara começou a ser flexibilizado em Pernambuco há menos de um mês, quando deixou de ser obrigatório, desde o dia 29 de março último, em espaços abertos. O anúncio feito pelo governador Paulo Câmara em pronunciamento nesta terça, ocorreu devido à queda dos números da Covid-19 no Estado. Segundo ele, a semana epidemiológica 15, encerrada no último sábado (16), confirmou a diminuição de todos os indicadores da pandemia.
Apesar disso, a máscara continua obrigatória nos transportes coletivos, nas escolas e unidades de saúde no Estado.
Universidades particulares
Procuradas pela reportagem a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e o Centro Universitário Aeso Barros Melo (Uniaeso), ambas instituições privadas, afirmaram que a diretoria ainda está ponderando sobre a decisão e uma resposta formal deverá ser tomada, em breve.
Link: https://www.folhape.com.br/noticias/universidades-publicas-de-pernambuco...