Feriado da Páscoa altera calendário de vacinação em cidades do Grande Recife — Foto: Heudes Regis/SEI
Devido ao feriado da Páscoa, a campanha de vacinação contra a Covid-19 em alguns municípios do Grande Recife teve seu funcionamento alterado. Cidades como Igarassu e Camaragibe não aplicam doses na sexta-feira (2), no sábado (3) e no domingo (4).
Nesses locais onde a vacinação não acontece no feriado, as prefeituras informaram que as doses voltam a ser aplicadas na segunda-feira (5).
Outros municípios, como o Recife, São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes e Paulista, seguem seu calendário de vacinação durante o feriado. No sábado (3), Abreu e Lima faz um mutirão de imunização contra a Covid-19.
Até esta quinta-feira (1°), Pernambuco recebeu 1.438.880 vacinas contra a Covid-19, sendo 1.192.160 da Sinovac/Butantan e 246.720 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz.
Lote de vacinas contra a Covid-19 chegou a Pernambuco na sexta-feira (26) — Foto: César Nogueira/Divulgação
A última chegada de vacinas a Pernambuco aconteceu no dia 26 de março, quando o estado recebeu 177 mil doses do imunizante CoronaVac, desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac e produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
Com relação a essa vacina, a segunda dose precisa ser aplicada com um intervalo de 14 a 28 dias. No caso do imunizante AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, a segunda dose é necessária com até três meses de intervalo.
Devido ao número reduzido de doses recebidas pelo estado, cada município teve que definir as regras dentro dos grupos prioritários, para seguir a vacinação. Atualmente, no estado, estão sendo vacinados os seguintes grupos prioritários:
- Linha de frente de combate à doença
- Atenção básica
- Serviços públicos e privados de UTI
- Setores hospitalares de cardiologia, vascular, neurologia, imagem, endoscopia e broncoscopia
- Quimioterapia ambulatorial e internamento
- Maternidades
- Policlínicas municipais
- Serviços de inspeção sanitária, investigação epidemiológica e sanitização
Além deles, podem ser vacinados:
- Idosos a partir de 64 anos de idade, a depender do município
- Idosos acima de 60 anos que residem em instituições de longa permanência (abrigos) e trabalhadores desses locais
- Pessoas com deficiência severa, a partir de 18 anos, que moram em residências inclusivas
- Povos e comunidades quilombolas tradicionais
Confira como fica a campanha de vacinação contra o novo coronavírus no Grande Recife durante o feriado de Páscoa:
Recife
A vacinação segue normalmente durante o feriado na capital pernambucana, onde podem ser vacinados idosos a partir dos 64 anos e trabalhadores da saúde de hospitais, independente da idade. Também podem receber a imunização cirurgiões-dentistas, profissionais da saúde com 50 anos ou mais, de qualquer segmento no município, além dos outros grupos prioritários.
No caso de idosos e trabalhadores da saúde, é necessário agendar a vacinação pelo site ou aplicativo Conecta Recife
Idosos ou pessoas com mobilidade reduzida dentro dos grupos prioritários devem informar, em um campo no cadastro, a necessidade de um atendimento domiciliar. Posteriormente, uma visita é agendada para a aplicação da vacina.
O Recife possui 11 pontos de drive-thru, quando não é necessário sair do carro para receber o imunizante. Todos os espaços permanecem abertos durante o feriado:
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
- Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco, no Jiquiá;
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
- Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
- Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
- Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
- Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;
- Supermercado Big Bompreço, em Casa Forte;
- Supermercado Big Bompreço, em Boa Viagem.
Também há sete centros de vacinação, onde funcionam salas de imunização. Esses locais ficam abertos das 7h30 às 18h30, todos os dias, inclusive durante o feriado:
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
- Upinha Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo;
- Unidade de Cuidados Integrais (Ucis) Guilherme Abath, no Hipódromo;
- Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
- Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
- UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.
Olinda
A prefeitura de Olinda informou que a vacinação ocorre na sexta-feira (2), no Shopping Patteo, das 9h às 17h; e na Vila Olímpica e Caic, das 9h às 16h. No sábado (3), a imunização acontece no Shopping Patteo, das 9h às 17h, e na Vila Olímpica, das 9h às 16h.
A cidade realiza a vacinação de idosos a partir de 64 anos, além de profissionais de saúde e demais grupos prioritários. Para receber o imunizante, é preciso agendar pelo site. Durante o cadastro, é necessário anexar documento com foto, CPF e comprovante de residência.
São Lourenço da Mata
No município, são vacinados idosos acima de 70 anos. A imunização dos que têm idade entre 65 e 69 anos foi suspensa por falta de doses. Nesta quinta-feira (1°), a vacinação acontece das 8h às 12h, em três locais:
- Posto Aristeu Chaves, próximo ao Terminal Parque Capibaribe;
- Centro Social Urbano, no bairro de Chá da Tábua;
- Drive-thru em frente à antiga Fiat Lux, no Capibaribe.
Na sexta-feira (2), a vacinação acontece apenas no Centro Social Urbano, das 8h às 12h. Para ser imunizado, é necessário estar em posse de documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência.
No caso de idosos acamados, é preciso fazer o agendamento do atendimento domiciliar pelo telefone (81) 98997-4119.
Jaboatão dos Guararapes
Na cidade, podem se vacinar idosos com mais de 65 anos, além dos demais grupos prioritários. Para receber o imunizante, é necessário fazer um cadastro no site De Olho na Consulta, também disponível em aplicativo de celular, e levar documento de identificação com foto e comprovante de residência.
Nesta quinta-feira (1º), das 8h30 às 17h, e na sexta-feira (2), das 8h30 às 13h, seis pontos funcionam no formato drive-thru, com faixa rápida para imunização de pedestres:
- Shopping Guararapes e Sesc, em Piedade;
- Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres;
- Casa da Cultura, no Centro;
- Escola Municipal Iraci Rodovalho, no Curado;
- Escola Municipal Benjamin Constant, em Socorro;
- UniFG, em Piedade.
Paulista
Idoso recebe dose da vacina contra a Covid-19 no Clube Municipal de Paratibe, em Paulista — Foto: Everaldo Silva/TV Globo
Em Paulista, a vacinação contempla idosos acima de 70 anos, além de profissionais da saúde. De acordo com a prefeitura, a imunização não acontece na sexta-feira (2), mas segue normalmente no sábado (3).
Os idosos devem agendar através do site Agendamento Vacina Paulista e do aplicativo para celulares. No agendamento, deve ser feito um cadastro com dados como nome, CPF, RG, endereço e idade. Também é preciso anexar um comprovante de residência e um documento com foto.
Ao todo, sete pontos de vacinação funcionam no município:
- Escola Municipal Frei Guido, na Avenida João Paulo II, 212, em Mirueira;
- Escola Municipal Dra. Gêlda Amorim, na Avenida Lindolfo Collor, s/n, em Paratibe;
- Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar, na Rua Rui Barbosa, 137, no Janga;
- Escola Municipal João Fonseca de Albuquerque, na Rua Projetada N. S. do Ó, em Pau Amarelo;
- Escola Municipal Maria das Neves, na Rua 47, s/n, em Jardim Paulista Baixo;
- Paróquia Nossa Senhora do Ó, na Avenida Dr. Cláudio Gueiros Leite, 7113, em Nossa Senhora do Ó;
- Drive-thru na PE-22.
Link: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/04/01/feriado-de-pascoa-...
Abreu e Lima
No sábado (3), das 8h às 12h, um mutirão de vacinação contra a Covid-19 é realizado em Abreu e Lima. A imunização ocorre em duas escolas do município: a José Francisco Barros, localizada no Centro, e a Valdeci Damázio, no bairro de Caetés I.
Na ocasião, são vacinados idosos a partir dos 65 anos de idade, mas é preciso agendar no posto de saúde mais próximo da residência ou na internet.
Na Escola José Francisco Barros, são imunizados os idosos dessa faixa etária residentes nos bairros: Centro, Fosfato, Alto São Miguel, Alto da Bela Vista, Inhamã, Matinha, Desterro, Caetés Velho e Planalto. Na Escola Valdeci Damázio, são vacinados aqueles que moram nos bairros de Caetés I, II e III.
Para quem não vai participar do mutirão, o agendamento da imunização pode ser feito também na internet ou pelo telefone (81) 3541-9571, das 8h às 14h. Para agendar, é necessário portar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.