Aplicação da vacina contra Covid-19 em ponto volante de imunização no Recife — Foto: Richardson Martins/Secretaria de Saúde do Recife
A vacinação contra a Covid-19 no Recife é feita sem necessidade de agendamento em pontos itinerantes e em shoppings. Nesta sexta-feira (10), o shopping Plaza, em Casa Forte, passou a reforçar os locais em que há vacinação sem marcação prévia.
As equipes que aplicam as doses dos imunizantes percorrem duas comunidades na cidade. Também sem precisar agendar, a prefeitura realiza testes gratuitos em quatro comunidades (veja endereços e horários mais abaixo).
Atualmente, o Recife vacina adolescentes a partir de 12 anos e aplica dose de reforço em pessoas com mais de 18 anos, profissionais de saúde e pessoas com baixa imunidade. O agendamento para os pontos de drive-thru e salas de vacinação segue normalmente (veja mais abaixo).
Para ser vacinado na capital pernambucana, é necessário apresentar um comprovante de residência em seu nome, além de um documento oficial com foto. Para aqueles que forem receber a segunda dose ou a dose de reforço, também é preciso levar o cartão de vacinação ou o certificado de vacina, disponível no Conecta Recife.
Shoppings
A imunização sem agendamento acontece no Shopping Tacaruna, em Santo Amaro, no térreo, próximo à Livraria Leitura; no RioMar, no Pina, no piso L2, próximo à loja Tok&Stok; no Shopping Boa Vista, no bairro de mesmo nome, no térreo do centro de compras; no Shopping Recife, em Boa Viagem, no piso superior, próximo ao cinema; e no Shopping Plaza, em Casa Forte, no estacionamento do piso L3.
Nesses shoppings, a imunização contra a Covid-19 ocorre de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 20h. “As ações devem se estender até o fim de dezembro”, afirmou a prefeitura do Recife, por meio de nota.
Vacinação itinerante
Nesta sexta-feira (10), a prefeitura leva vacinação para duas comunidades da capital. O atendimento nesses locais acontece das 8h às 12h.
As localidades são escolhidas a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Durante as atividades, as equipes da Secretaria de Saúde do município fazem o cadastro das pessoas no Conecta Recife e realizam a aplicação da dose na mesma hora, sem necessidade de agendamento.
Para receber a vacina, os moradores devem apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência. Aqueles que não tiverem comprovante de residência ou de domicílio eleitoral, podem utilizar uma autodeclaração de residência, específica para a imunização nas comunidades.
Confira a programação:
- Capela de São Francisco: Rua da Capela, 31, Jardim São Paulo.
- Conselho de Moradores do Jardim Monte Verde: Avenida Chapada do Araripe, 116, Monte Verde, Cohab.
Testagem
Ponto de testagem itinerante da Covid-19 no Recife — Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife
Até o sábado (10), cinco localidades recebem ações de testagem para a Covid, com funcionamento das 8h30 às 16h. Qualquer pessoa pode fazer o teste, que detecta a doença ativa. É preciso apresentar um documento de identificação.
O resultado sai em menos de 30 minutos, segundo a prefeitura. Caso pessoas com sintomas respiratórios tenham resultado do teste negativo, os próprios profissionais agendam, por meio do site Atende em Casa, a realização do exame tipo RT-PCR.
Confira a programação:
Sexta-feira (10)
- USF Coque Berilo, Rua Guapirama, 65, Ilha Joana Bezerra.
- Upinha Fernanda Wanderley, Avenida Uriel de Holanda, s/n, Linha do Tiro.
- UBT Olinto de Oliveira, Rua Francisco de Paula Machado, 47, Caxangá.
- USF Dancing Days, Rua Dancing Days, 109, Imbiribeira.
Sábado (11)
- PAC Mustardinha/Praça do ABC, Avenida Manoel Gonçalves da Luz, 820, Mustardinha.
Quem pode se vacinar
No Recife, doses da vacina contra Covid-19 são aplicadas em pontos itinerantes — Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife
Atualmente, o Recife vacina pessoas a partir de 12 anos. Podem receber a dose de reforço maiores de 50 anos e profissionais de saúde que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, quatro meses e pessoas imunossuprimidas que finalizaram o ciclo de imunização há, pelo menos, 28 dias. As pessoas entre 18 e 49 anos precisam esperar cinco meses entre a segunda dose e a terceira.
O esquema vacinal é considerado completo quando a pessoa toma duas doses dos imunizantes CoronaVac/Butantan, Pfizer/BioNTech, AstraZeneca/Fiocruz ou da Janssen.
Além da vacinação sem marcação, é possível agendar o atendimento por meio do site e aplicativo Conecta Recife (saiba como se cadastrar) para outros pontos, que funcionam das 7h30 às 18h30. A imunização ocorre em 13 pontos de drive-thru:
- Sest-Senat, em Porto da Madeira;
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
- Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
- Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;
- Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista;
- Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
- Parque da Macaxeira, na Zona Norte;
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
- Geraldão, no bairro da Imbiribeira;
- Carrefour, no bairro da Torre;
- Supermercado Big Bompreço (Casa Forte);
- Supermercado Big Bompreço (Boa Viagem).
As doses da vacina também são aplicadas em salas distribuídas em vários centros de imunização, conforme lista a seguir:
- Sest-Senat, em Porto da Madeira;
- Apolo 235, no Bairro do Recife;
- Bloco A da Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista;
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
- Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
- UniNassau, nas Graças;
- Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
- Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
- Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
- UPA-E do Ibura.
Link: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/12/10/recife-vacina-popu...