JavaScript não suportado

 

[G1] UFRPE terá duas primeiras semanas de aulas apenas pela internet por causa da alta da Covid

UFRPE terá duas primeiras semanas de aulas apenas pela internet por causa da alta da Covid

Semestre letivo começa no dia 14 de fevereiro. Decisão de realizar atividades remotas durante o período inicial foi anunciada nesta terça (1º).

Por g1 pe  



Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) fica na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) fica na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Por causa da alta dos casos de Covid, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) anunciou, nesta terça (1º), que as aulas começarão no dia 14 de fevereiro e serão realizadas pela internet, no início do ano letivo. Por "medida preventiva", informou a instituição, as duas primeiras semanas do calendário terão atividades remotas.

A decisão foi tomada pelos Conselhos Superiores Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores. Na reunião, foi decidida a manutenção do calendário acadêmico de 2021.1 e 2021.2.

Ainda de acordo com a Rural, no dia 3 de março, os três conselhos definirão a data de retorno presencial das atividades acadêmicas e administrativas, “conforme normas aprovadas em dezembro de 2021”.

Por meio de nota, a UFRPE informou, ainda, que “a gestão superior continuará envidando todos os esforços para o cumprimento das medidas estabelecidas no Protocolo de Biossegurança da UFRPE, e das decisões estabelecidas pelos conselhos superiores, visando a garantir maior tranquilidade sanitária na Instituição”.

Outra decisão anunciada nesta terça é o início, nesta semana, no Campus da Zona Norte do Recife, de testagem dos servidores, professores e técnicos, além de trabalhadores tercerizados “que estejam sintomáticos e em trabalho presencial neste momento”.

A instituição disse que essas pessoas devem enviar email para testagem.covid@ufrpe.br, e aguardar orientação. “Também está sendo trabalhada a viabilidade, quando do retorno presencial pleno, da testagem de estudantes”, afirmou a nota.

A Rural disse, ainda, que os serviços essenciais definidos pela Instituição permanecem de forma presencial.

Além disso, o Comitê de Monitoramento da Covid-19 da UFRPE disponibilizará, em breve, plataforma e ferramenta digitais para controle da vacinação, informações, protocolos e comunicação acerca dos cuidados com a saúde e a vida.

 

Outras universidades

 

Desde segunda (31), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza atividades exclusivamente remotas.

A decisão foi tomada pelo reitor da UFPE e presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da universidade, professor Alfredo Gomes, em virtude do atual cenário da pandemia da Covid-19.

A alteração da oferta das aulas em formato híbrido, presencial e online, para o formato exclusivamente remoto é válida por três semanas a partir da data de início do semestre 2021.2.

Na Universidade de Pernambuco (UPE), as atividades virtuais devem ser priorizadas até 19 de março de 2022.

A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário, que levou em consideração o formato híbrido definido para o semestre 2021.2, que começa em 21 de fevereiro deste ano.

 

Covid em Pernambuco

Nesta terça, Pernambuco ultrapassou a marca de 700 mil casos da Covid-19 ao totalizar 704.277 confirmações da doença.

Isso aconteceu após registrar, nas últimas 24 horas, 6.010 infectados pelo novo coronavírus, terceiro maior número contabilizado no estado desde o início da pandemia, atrás apenas dos 6.581 casos confirmados em 29 de janeiro de 2022 e os 6.487 registros em 9 de junho de 2021.

 

LINK: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2022/02/01/ufrpe-tera-duas-pr...