JavaScript não suportado

 

[ G1 PE] Universidades e instituições de ensino técnico suspendem aulas em Pernambuco

Por Pedro Alves, G1 PE

Universidades e instituições de ensino técnico públicos de Pernambuco decidiram suspender as aulas, a partir de segunda-feira (16), devido à pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito neste domingo (15), durante reunião no Recife. Também esteve presente a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que, apesar de privada, seguiu a decisão.

A previsão de reavaliação da suspensão é para o dia 31 de março. A decisão afeta a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão).

Todas as instituições citadas participam do consórcio Pernambuco Universitas, que reúne os gestores. De acordo com a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, a suspensão das atividades tem caráter preventivo.

“Como gestores públicos e de instituições de ensino, com grandes aglomerados, temos uma responsabilidade dobrada. Isso porque não podemos pensar apenas na nossa comunidade. Em uma pandemia como essa, temos que ter menos gente circulando, é o que dizem os grandes nomes da epidemiologia. Não podemos ignorar quando uma contaminação já se instalou”, declarou Maria José.

De acordo com a secretária executiva de Gestão do Trabalho, Educação e Saúde de Pernambuco, Ricarda Bezerra, a posição do estado, até a tarde deste domingo, era de avaliar localmente a situação da epidemia.

“A posição de hoje à tarde é essa. No estado, temos a situação epidemiológica no Recife, que demanda a suspensão das atividades, o que já foi feito pelo município, para a partir de quarta-feira (18). Agora, aguardamos definições futuras. Pode ser que, depois, tenha um novo posicionamento do governador, mas a posição atual é esta”, declarou.

O professor Jones Albuquerque, da UFRPE, falou sobre a necessidade de aumentar os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no estado, para o melhor tratamento dos pacientes.

“A gente não conhece essa infecção, estamos aprendendo. Entre os infectados, 20% deles são graves e normalmente precisam de UTIs. Temos 62 leitos disponíveis agora. Se multiplico isso por cinco, temos 310. Se tivermos isso, já estouramos as UTIs. Por isso, nossa recomendação é desconectar as pessoas”, afirmou.

Também durante a tarde do domingo, a Fafire divulgou um comunicado afirmando que as aulas presenciais estão suspensas a partir de segunda-feira (16). "Quaisquer alterações no calendário acadêmico serão informadas posteriormente, através de nossas comunicações oficiais. As aulas retornarão no próximo dia 31 de março. Caso seja necessário estender a suspensão, a Instituição informará ainda neste mês", diz o texto, assinado pela diretora geral da instituição, Maria das Graças Soares da Costa.

Rede municipal

 

 
 
 

Prefeitura do Recife suspende aulas por causa do novo coronavírus

Também neste domingo (15), a prefeitura do Recife anunciou a suspensão das aulas na rede municipal e determinou que escolas e faculdades privadas também suspendam as atividades, a partir da quarta-feira (18). A medida é uma das dez ações anunciadas pela prefeitura para o plano de contingência contra o coronavírus (veja vídeo acima).

O prefeito Geraldo Júlio (PSB) também informou que, para garantir a alimentação dos estudantes da rede municipal, os pais e responsáveis poderão recolher, nas escolas, kits de alimentação, semanalmente distribuídos.

 
 

Estado adia Paixão de Cristo, suspende eventos e manda fechar portões para o futebol

 

Cruzeiros, voos e eventos

O prefeito do Recife também informou que vai solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o cancelamento de todos os voos internacionais para o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, na Zona Sul, a partir da sexta (20).

No sábado (14), o governo de Pernambuco publicou um decreto que proíbe a realização de eventos com público maior que 500 pessoas no estado. Também anunciou o adiamento da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste, que passou para o período de 2 a 7 de setembro de 2020. Jogos de futebol serão realizados com portões fechados (veja vídeo acima).

Desde a sexta (13), o governo também proibiu a atracação de cruzeiros, por causa dos dois passageiros internados com suspeita da Covid-19. Um deles, um idoso de 78 anos, teve o diagnóstico confirmado no sábado.

 

Casos confirmados em Pernambuco

No sábado (14), o governo de Pernambuco confirmou cinco novos casos do novo coronavírus. Com isso, subiu para sete o número de pessoas infectadas pelo Covid-19, no estado. Além disso, o governo informou que foi confirmado o primeiro registro considerado de transmissão local (veja vídeo acima).

 

Navio retido

O navio de cruzeiro Silver Shadow, de bandeira bahamenha e com 609 pessoas a bordo, está retido no Porto do Recife desde a quinta-feira (12), quando um passageiro foi retirado da embarcação com sintomas do novo coronavírus. O canadense, de 78 anos, é um dos casos confirmados no estado, no sábado. Ele está internado no Hospital Português, na área central do Recife.

Outra passageira do navio, uma irlandesa, ainda aguarda, na mesma unidade hospitalar, o resultado do exame. Ela teve febre e dificuldade para respirar. Na embarcação estão, de acordo com o governo do estado, dez brasileiros. Entre os viajantes, há alemães, americanos, canadenses, ingleses e australianos, totalizando 18 nacionalidades.

No sábado (14), a Anvisa inspecionou o navio e não registrou novos casos suspeitos de coronavírus. Segundo declaração do coordenador regional da Anvisa, Olimar Cardoso dos Santos, no sábado, tratativas estão sendo realizadas para saber qual será o procedimento do navio.

 

Link: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2020/03/15/universidades-e-in...