JavaScript não suportado

 

Projeto UFRPE Sustentável é apresentado em reunião inaugural

A sustentabilidade é uma das grandes preocupações da UFRPE. Em nossa comunidade universitária, há professores, estudantes e técnicos-administrativos envolvidos sensivelmente na luta pela preservação dos ecossistemas, pelo uso consciente dos recursos naturais e pela ampliação de medidas que busquem evitar desperdícios e excessos em todas as áreas. Tendo como ponto de partida a riqueza interna que possui na área da sustentabilidade, foi apresentado na manhã desta sexta-feira (26/02), na sala de reuniões da reitoria, o Projeto UFRPE Sustentável. A ação tem como objetivo o estabelecimento de um arcabouço e uma dinâmica organizacional favoráveis à construção e adoção da gestão sustentável na Universidade.

Participaram desse momento inicial gestores integrantes da Comissão Mobilizadora do Projeto UFRPE Sustentável, que ficará responsável por fomentar a participação e engajamento da comunidade universitária nas ações de sustentabilidade. “Nossa maior preocupação não é só com o fator econômico, mas queremos pensar no futuro de nossa instituição e no uso consciente dos recursos que temos”, ressaltou a professora Maria José de Sena.

A reitora lembrou que há na UFRPE diversas ações voltadas a melhores práticas de gestão que enfatizam a sustentabilidade e o uso racional dos recursos.  O Projeto UFRPE Sustentável buscará articular essas ações já existentes e, ao mesmo tempo, dar respostas concretas ao desafio que é implementar a sustentabilidade como uma cultura na gestão universitária. “Queremos construir resultados concretos, mas também é de grande importância trabalharmos na conscientização da comunidade universitária. O desafio é de todos”, afirmou a professora Maria José de Sena.

Segundo a reitora, a redução no consumo de papel, no consumo de água, energia elétrica, bem como uma melhor gestão de resíduos estão entre as preocupações mais urgentes da UFRPE no campo da sustentabilidade.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Luiz Maia Filho, responsável pela apresentação do Projeto, ressaltou que a sustentabilidade tem um caráter transversal e deve fazer parte das preocupações de toda a gestão universitária. “O que queremos é uma nova dinâmica organizacional, que fortaleça a articulação entre os diversos setores, que busque evitar desperdícios e que promova a adoção de uma gestão sustentável na Universidade”, enfatizou o pró-reitor.

Entre os objetivos específicos, apresentados de forma resumida na reunião inaugural do Projeto UFRPE Sustentável, destaque para: 1) Uso racional dos recursos naturais; 2) busca pela eficiência energética nas edificações; 3) gestão integrada de resíduos pós-consumo, com a designação ambientalmente correta; 4) eliminação de desperdícios; 5) melhoria contínua dos processos.

Em princípio, será formada uma comissão executiva do projeto, que, entre outras iniciativas, deverá estudar e propor a adoção das melhores práticas de gestão sustentável já utilizadas em instituições federais de ensino superior. Além disso, a comissão executiva deverá elaborar programas e metodologias apropriadas à realidade da UFRPE, planejar capacitações para seus membros e equipes específicas de trabalho.

A construção de um Plano de Logística Sustentável está entre as primeiras ações previstas pelo Projeto UFRPE Sustentável.

Participaram da reunião inaugural, além da reitora Maria José de Sena e do vice-reitor Marcelo Carneiro Leão, representantes dos seguintes órgãos: Proplan, Preg, Prae, Progest, Proad, PRPPG, Sugep, Neman, Delogs, NTI e CCS.