JavaScript não suportado

 

UFRPE e Camará Shopping firmam acordo de cooperação técnica

O Camará Shopping acaba de firmar um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As obras do mall, em construção em Camaragibe, vão receber visitas quinzenais de cerca de 125 alunos dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e de Materiais, que vão conhecer na prática os métodos construtivos sustentáveis do empreendimento. “É um projeto diferenciado, com foco na sustentabilidade. Vai ser importante para que os estudantes possam aliar teoria e prática”, afirma Simone Perruci, professora da instituição de ensino.

Concebido para ser um empreendimento integralmente sustentável em todas as suas etapas, carregando consigo características únicas e inovadoras em seu método construtivo, o Camará Shopping é uma construção que se destaca e se diferencia das demais pelo baixo custo de produção, com alto índice de qualidade e baixo índice de acidentes do trabalho. Trata- se de uma obra limpa e seca, denominada Construção Industrializada, que possui como característica principal sua montagem, que ao contrário das obras tradicionais em alvenaria, transforma o canteiro de obras em uma linha de montagem utilizando peças pré-fabricadas em estrutura metálica e paredes de Dry Wall durante todo processo construtivo.

Além disso, a fachada com tratamento térmico e pisos e vigas frias irão reduzir o custo de climatização em 50%, enquanto as torneiras e mictórios inteligentes reduzirão o consumo de água em 40%. Com a utilização de vidros eficientes, outra característica altamente sustentável, será aproveitado o máximo de luz natural, repelindo o calor e diminuindo, assim, os gastos com energia voltada para iluminação, o que cooperará com as demais ações para controle de temperatura.

Esse método construtivo conta com diversos sistemas complementares, como:

  • O Plano de Conservação das Águas, um Programa de Gestão Hídrica, que visa o uso racional da água potável na construção e na operação de cada edificação, através da implantação de sistemas de tratamento de efluentes, reuso de água, captação de águas pluviais, entre outras estratégicas.

  • Energia limpa: Através de uma parceria com a Celpe, CGTI, UPE e ITCA, para o desenvolvimento de um PID (Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento) financiado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), para a instalação de um Biodigestor no Camará Shopping. A produção de biogás será feita a partir da decomposição das matérias-primas em um biodigestor anaeróbico reator químico que, através da ação de bactérias dentro de determinados limites de temperatura, umidade e acidez, transformará a matéria orgânica em gás metano (CH4), que por sua vez, será transformado em energia. Além da instalação de painéis fotovoltaicos, turbinas eólicas, reduzindo ainda mais a demanda de energia pela concessionária.

  • O Programa Desperdício Zero – Gerenciamento de Resíduos, sistema de gestão de todos os resíduos gerados durante as etapas de desmonte, construção e operação dos edifícios, priorizando: não geração, redução, reuso e reciclagem de todos os resíduos gerados. Vale salientar que até o momento, todos os resíduos gerados foram reaproveitados, assim, nenhum caminhão saiu do canteiro de obras.

O resultado de todas as ações desenvolvidas já está sendo percebido não só pela equipe do mall, mas também pelo público e por especialistas em geral. Além das conquistas recebidas diariamente através dos resultados alcançados, o Camará Shopping recebeu diversas premiações, sendo a mais recente o Selo Verde da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), além do Top Socioambiental e de RH ADVB/PE 2014; 1° Prêmio Construir NE (Categoria Boas Praticas); Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade; Prêmio de Sustentabilidade Ambiental do Sistema FIEPE e o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, entre outros.