O uso de substâncias psicoativas entre jovens tem levantado importantes discussões em todo o mundo. Nos centros universitários, a troca de saberes e experiências pode e deve favorecer um ambiente saudável, rico e especializado de discussões. Nesse contexto, a UFRPE, por meio da Divisão de Programas Psicossociais do Departamento de Qualidade de Vida (DQV/Sugep), promove, na próxima terça-feira (24/10), uma roda de conversa sobre as drogas.
Nos turnos da manhã e da tarde, no hall do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe), no Campus Dois Irmãos, a equipe, junto com outros especialistas, irá facilitar o diálogo com estudantes, servidores e demais interessados em enriquecer o debate com conhecimentos, inquietações e contribuições.
Entre os temas abordados, estão: substâncias psicoativas; definição; etiologia; drogadição; grupos; danos; tipos de usuários; prevenção; tratamento; redução de danos.
Serão distribuídos materiais sobre o tema.
PESQUISA
A fim de conhecer um pouco da opinião da comunidade universitária sobre o tema, a organização do evento também preparou uma pesquisa simples e anônima, por meio de urnas deixadas em locais estratégicos e formulários sobre por que usar ou não drogas. A participação de todo(a)s é de grande relevância para elaboração de futuras ações.
PROGRAMAÇÃO
Manhã:
- Ana Maria Faria Carneiro (psicóloga, Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Políticas Antidrogas (CEPAD)
- Equipe do Departamento de Qualidade de Vida da UFRPE.
Tarde:
- Rita Acioli (Enfermeira, Coordenadora de Saúde Mental - álcool e outras Drogas da Secretaria Estadual de Saúde).
- Equipe do Departamento de Qualidade de Vida da UFRPE.