[ATUALIZAÇÃO 03/03/22]
Em sessão na manhã desta quinta (3/03), reunidos os três conselhos superiores da UFRPE – Universitário (Consu), Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Curadores (Cura) – foram aprovadas datas de retorno oficial à presencialidade. De acordo com a proposta aprovada, servidore(a)s docentes e técnico(a)s retornam em 07/03 e estudantes retomam as aulas presenciais em 14/03.
Permanecem todas as orientações aprovadas em dezembro de 2021, no Plano Retorno Seguro, conforme resoluções sobre atividades administrativas e acadêmicas e o Plano de Biossegurança Versão 1.3, disponíveis abaixo. O prazo de uma semana a mais para os estudantes se deve à necessidade de ajustes na logística presencial.
Diversas atividades já vinham sendo realizadas presencialmente, contudo haverá o retorno definitivo, exceto as pessoas que tenham comorbidades previstas por lei. Permanece a exigência de passaporte vacinal de ciclo completo e comunicação de possíveis casos de Covid-19 por meio da plataforma Monitora UFRPE – www.monitora.ufrpe.br, que já teve mais de 17.300 acessos.
Todos os espaços dos campi estarão em funcionamento, e haverá oferta de 60% do total das unidades curriculares presenciais a estudantes de graduação no semestre 2021.1 e 100% no semestre 2022.2.
Também permanecem liberadas de forma presencial, já a partir de 2021.1, todas as outras atividades acadêmicas, como orientações e defesas de Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Supervisionado Obrigatório, Práticas de Vivência interdisciplinares, aulas de campo e ações de projetos de ensino, pesquisa e extensão.
..........................................................
[ATUALIZAÇÃO 1º/02/22]
Os Conselhos Superiores da UFRPE - Universitário; de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores – em reunião conjunta, realizada nesta terça (1º/02), decidiram pela manutenção do calendário acadêmico de 2021.1 e 2021.2. No entanto, de maneira preventiva, diante do agravamento da pandemia de Covid-19 em Pernambuco, as duas primeiras semanas do calendário terão aulas remotas. No dia 3/03, em nova reunião já agendada, os três Conselhos definirão a data de retorno presencial das atividades acadêmicas e administrativas conforme normas aprovadas em dezembro de 2021.
A Gestão Superior continuará envidando todos os esforços para o cumprimento das medidas estabelecidas no Protocolo de Biossegurança da UFRPE, e das decisões estabelecidas pelos Conselhos Superiores, visando a garantir maior tranquilidade sanitária na Instituição. Além disso, inicia-se, ainda nesta semana, no Campus Dois Irmãos, testagem dos servidore(a)s docentes e técnico(a)s e de tercerizado(a)s que estejam sintomáticos e em trabalho presencial neste momento. Quem se encontrar nessa situação deve enviar email para testagem.covid@ufrpe.br, e aguardar orientação. Também está sendo trabalhada a viabilidade, quando do retorno presencial pleno, da testagem de estudantes.
Ressalta-se que os serviços essenciais definidos pela Instituição permanecem de forma presencial e que o Comitê de Monitoramento da Covid-19 da UFRPE disponibilizará, em breve, plataforma e ferramenta digitais para controle da vacinação, informações, protocolos e comunicação acerca dos cuidados com a saúde e a vida.
........................................................
[ATUALIZAÇÃO 29/01/22]
Diante do agravamento da Pandemia, a Gestão Superior da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com a anuência do Comitê de Prevenção ao Coronavírus (Covid-19) UFRPE, resolve adiar, de maneira preventiva, o retorno presencial pleno do(a)s servidore(a)s do dia 02/02 para o dia 14/02/2022.
O funcionamento seguirá presencialmente para os serviços essenciais e remoto para os demais. Ressalta-se que este ponto e os demais das normas aprovadas em dezembro de 2021 - que seguem normalmente, sem alterações - serão avaliados na próxima terça-feira (1º/02), durante reunião dos três Conselhos Superiores da UFRPE.
......................................................
[ATUALIZAÇÃO 18/01/22]
A equipe da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG/UFRPE), através da Coordenação de Planejamento e Gestão Acadêmica (CPGA), divulga o edital de matrícula para o período letivo 2021.1 para os(as) discentes dos cursos presenciais de graduação, conforme Resolução CEPE/UFRPE nº 382/2021 e Resolução CEPE/UFRPE nº 383/2021. Também foi disponibilizada a grade com as unidades curriculares, horários e formatos, conforme regimento especial aprovado para o retorno à presencialidade.
De acordo com o Calendário Acadêmico vigente, o semestre 2021.1 terá início em 14 de fevereiro e seguirá até o dia 27 de maio de 2022. As matrículas, no entanto, ocorrem antes, de acordo com os diferentes perfis de discentes:
- Discentes regulares: deverão observar os períodos de: matrícula (08 a 10 de fevereiro de 2022), reajuste de matrícula/cancelamento sem ônus (21 a 23 de fevereiro de 2022) e cancelamento com ônus/ trancamento de matrícula (07 a 18 de março de 2022).
- Discentes ingressantes: deverão realizar confirmação de vínculo através do formulário eletrônico disponível no site http://drca.ufrpe.br no período de 10 a 14 de janeiro de 2022 e 17 a 23 de janeiro de 2022. 2.10.2.1 A não confirmação de vínculo extingue o vínculo com o curso, permitindo a convocação de suplente para ocupação da vaga.
- Discentes acompanhado(a)s ou desligáveis: deverão preencher o Requerimento de Matrícula Alunos Acompanhados ou Desligáveis no Período Letivo de 2021.1 disponível no site da PREG/UFRPE http://www.preg.ufrpe.br/br/requerimentos e encaminhá-lo, por e- mail, à coordenação de seu curso até o dia 31 de janeiro de 2022. A coordenação do curso só poderá realizar a matrícula nos dias 01 a 03 de fevereiro de 2022 no Siga/Sigaa mediante o envio desse formulário.2
- Discentes em Regime Especial de Movimentação Temporária-REMT: deverão aguardar a matrícula nas unidades curriculares aprovadas e deverão participar das atividades acadêmicas desde o primeiro dia do semestre letivo.
Leia atentamente os documentos anexos abaixo, que contêm as informações completas.
Documento:
Edital de Matrícula Cursos Presenciais 2021.1.pdf
Horários 2021.1 - corrigido.xlsx
...............................................
15/12/21
Foram aprovadas, nesta quarta-feira (15/12), pelos três conselhos superiores – Consu, Cepe e Curadores – da UFRPE, as normas do retorno à presencialidade e o Protocolo de Biossegurança da UFRPE para o ano de 2022. Entre os destaques estão o retorno presencial de servidore(a)s docentes e técnico(a)s a partir do dia 17 de janeiro de 2022 – exceto as pessoas que tenham comorbidades prevista por lei – e a exigência de passaporte vacinal de ciclo completo.
Todos os espaços dos campi estarão em funcionamento, e haverá oferta de 60% do total das unidades curriculares presenciais a estudantes de graduação no semestre 2021.1 e 100% no semestre 2022.1.
Ficam liberadas de forma presencial, já a partir de 2021.1, todas as outras atividades acadêmicas, como orientações e defesas de Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Supervisionado Obrigatório, Práticas de Vivência interdisciplinares, aulas de campo e ações de projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Todas as normas e destaques serão discutidos e referendados na Câmara de Ensino, nesta quinta-feira (16/12), e divulgados em seguida. Os textos finais podem ser acessados abaixo.
Protocolo Biossegurança 2021 2022_Versão 1.2 aprovada.pdf
Na ocasião, também foi aprovado o calendário acadêmico definitivo. De acordo com o documento, o semestre 2021.1 terá início em 14 de fevereiro e seguirá até o dia 27 de maio de 2022. O semestre de 2021.2 vai de 27 de junho a 8 de outubro de 2022. A fim de se reduzir as diferenças entre os calendários letivo e civil, já terá início em 8 de novembro de 2022 o semestre 2022.1.
As atividades letivas realizadas pelo Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (Codai UFRPE), no âmbito da educação profissional técnica de nível médio poderão ocorrer de forma presencial a partir do dia 1º de março de 2022, recomendada a observância de protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 da UFRPE.
SERVIDORE(A)S
O(a)s servidore(a)s docentes e técnico(a)s devem retornar ao trabalho presencial em 17 de janeiro de 2022, com exceção:
I- Servidore(a)s que apresentem as condições ou fatores de risco (comorbidades) listados no art. 4º da IN nº 90/2021.
II-Servidore(a)s que tiverem filhos em idade escolar, nos locais onde ainda estiver mantida a suspensão das aulas presenciais e creches.
Nesses dois casos, deverão permanecer em trabalho remoto e mediante preenchimento autodeclaração, conforme modelo especifico proposto pela IN nº 90/2021.
Já o(a)s servidores(a)s que apresentem as condições ou fatores de risco/comorbidades e desejem retornar ao trabalho presencial devem preencher autodeclaração de outro modelo, que está disponível na resolução definitiva a ser disponibilizada nos próximos dias.
BIOSSEGURANÇA
Entre as medidas de destaque no Protocolo de Biossegurança aprovado, está a exigência do uso de máscaras por todas as pessoas dentro dos campi da UFRPE, a constante higienização das mãos e ambientes, etiqueta respiratória e exigência de comprovante de vacinação completo – primeira e segunda doses, dose única ou dose de reforço conforme orientação . Também será realizada ampla campanha de comunicação com protocolos e manejos, além de informações sobre a cultura de prevenção à Covid-19 e preservação da vida. Com a instituição do Comitê de Prevenção e Monitoramento à Covid-19 da UFRPE, ainda serão apresentados detalhamentos sobre as ações, incluindo relatórios de monitoramento e a ferramenta digital Monitora UFRPE.
Setores e unidades com particularidades nas atividades, apresentarão protocolos de biossegurança setoriais.
HISTÓRICO
13.12.21 - Divulgadas propostas de retorno à presencialidade e Protocolo de Biossegurança após consulta pública
9.12.21 - Encerrada consulta pública a propostas de retorno presencial em 2022
Confira aqui a Central de Informações sobre os Planos de Funcionamento da UFRPE em 2020 e 2021
Confira aqui a Central de Informações Covid-19 pelo Comitê de Prevenção da UFRPE