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UFRPE vence Jogos Universitários Brasileiros na primeira edição de League of Legends

Invocadores controlando campeões por batalhas em Arenas para destruir o nexus do inimigo formam uma das mais novas equipes esportivas da Zona Oeste do Recife, mais precisamente na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Não, você não leu errado, é isso mesmo! Mas não espere por horas de academia, preparadores físicos, alteres e toalhas suadas.

A diferença da Blackbulls Gaming para as equipes esportivas nas quais você possa ter pensado, é que ela um time de esporte eletrônico, mais precisamente do jogo League of Legends, uma modalidade em crescimento no mundo.  O LOL , sigla pela qual os jogadores se referem ao jogo, é um desafio multiplayer online battle Arena com mais com mais de 100 milhões de jogadores ao redor do mundo segundo a Riot Games, criadora do game.

A equipe da UFRPE ganhou, no último fim de semana,  a primeira edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) com a inclusão do League of Legends como sendo uma de suas modalidades. A edição ocorreu em Goiás e contou com um pódio 100% nordestino; além de Pernambuco e Sergipe, que disputaram a final, o Rio Grande do Norte ficou com o terceiro lugar. A final, contra a Universidade Federal de Sergipe, durou mais de três horas e foi vencida, de virada, pelos pernambucanos, por 3x1. Foi o único ouro em esportes coletivos que veio para Pernambuco. Este é o segundo ano que os esportes eletrônicos tem espaço no JUBs; em 2016 o game FIFA fez muito sucesso na competição disputada em Cuiabá-MT e fez as modalidades serem ampliadas este ano.

Nesta terça-feira, os campeões serão recepcionados pela reitora, professora Maria José de Sena, e pelo vice-reitor, professor Marcelo Carneiro Leão, às 17h30, na Reitora, para os cumprimentos oficiais.

(Crédito: Chico Peixoto/ Fape)

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA

Segundo Sérgio Medeiros Presidente da Associação Atlética Acadêmica da UFRPE, e também jogador do game, a ideia surgiu nas reuniões da Associação, pois os esportes eletrônicos estavam em uma curva crescente e ele colocou no grupo de alunos da Universidade no Facebook se havia interesse em participar de uma equipe de esportes eletrônicos. “Foram mais de 70 pessoas interessadas, mais do que futebol, vôlei e basquete. Foi a modalidade que trouxe pessoas para a Associação.”

José Cassimiro Júnior, coordenador dos esportes eletrônicos na UFRPE, ressalta que uma das vantagens de ter uma equipe virtual é poder marcar os treinos diretamente pela internet. “Nós ainda não temos um espaço físico na Universidade, também porque é algo recente, mas coordenamos os treinos online ou então aqui na sala na Associação juntando cinco computadores para os nossos atletas”.

COACH

John “Elderot” Elyson, do curso de Sistemas da Informação é o coach, ou técnico da equipe. Sem o glamour do Pep Guardiola, a prancheta do Papai Joel e os gritos do Bernardinho, ele dita as estratégias e coordena a escalação da equipe de acordo com a expertise se cada jogador: “Todos os que chegaram para a seleção passaram por uma partida de teste e como já vinham jogando antes os colocamos nas funções nas quais ele se diziam especialistas. Escolhemos os melhores para representar a equipe”, afirma.

Para quem acha que é apenas um mero jogo eletrônico, League of Legends  é recheado de estratégia; a afobação pode custar caro e  muitos troféus e premiações. A “escalação” precisa ser bem pensada para ter sucesso; O Jungler não ocupa nenhuma das lanes especificamente do jogo (são 3) e evolui matando as tropas neutras encontradas no mapa, o pessoal do suporte tem alto poder de cura e serve de auxiliar para a equipe e dar buffs nos adversários (aumentar o dano). O AD Carry é um personagem “frágil”, mas com alto poder de dano e carrega itens muito valiosos para o time.

AP Carry são os magos, que assim como os AD Carry, são frágeis, mas tem muito poder de dano. Eles rodam pela mid lane, a parte central do mapa junto com os Assassinos, velozes e bons perseguidores de campeões. Na Top Lane ficam os campeões que tenham muita resistência e não precisem voltar à base com frequência; é o habitat natural dos Bruisers!

DAS AGRÁRIAS PARA A TECNOLOGIA

Popularmente conhecida pelas ciências Agrárias, a UFRPE vem mudando o seu perfil ao longo dos anos. Por mais que ainda tenha como carros chefe os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, a Instituição tem se destacado mais nas avaliações dos cursos de tecnologia. Em 2017, os Cursos de Sistemas de Informação e Ciências da Computação ganharam cinco estrelas no Guia do Estudante 2017. Além disso, a Universidade tem um projeto para um novo prédio para o Departamento de Informática, para melhor acomodar alunos, técnicos e professores, como também tem uma estrutura mais adequada para as novas tecnologias.